Oficinas Terapêuticas

As Oficinas Terapêuticas proporcionam a descoberta de novos interesses, habilidades e potencialidades. Possibilitam também a interação com outras pessoas, o que facilita a inclusão social, por meio da convivência e troca de experiências.

Na unidade Santos, você encontra:

• Oficina de Canto Coral na Reabilitação

Setores Responsáveis: Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

• Destinada a usuários adultos que realizam Programa de Reabilitação e para aqueles que já receberam alta desta unidade. A Oficina de Canto Coral tem como objetivo a melhora da expressividade, a adequação das bases motoras da fala, aprimoramento das noções de ritmo, memória, atenção, habilidades auditivas, qualidade vocal, controle respiratório e a inclusão do usuário portador de deficiência. Contamos com uma equipe composta por fonoaudióloga e terapeuta ocupacional auxiliando os usuários a superarem suas dificuldades e medos, incluindo recursos audiovisuais, táteis e de Comunicação Suplementar Alternativa. Cantar é uma atividade culturalmente universal e a participação na oficina promove aos usuários a melhora da autoestima e o sentimento de pertencimento ao grupo. O Coral acontece semanalmente, com o máximo de 20 pacientes de ambos os gêneros.

• Oficina de Pintura

Setor Responsável: Terapia Ocupacional

• Destinada a usuários adultos que realizam Programa de Reabilitação e para aqueles que já receberam alta desta unidade. A oficina de Pintura foi elaborada com o objetivo de melhorar ou aprimorar a coordenação motora fina, associada ao uso de materiais como pincel e lápis, estimular a criatividade, possibilitar atividades de lazer e interesse, contribuir com aspectos relacionados à cognição e avaliar necessidades de adaptadores para execução da atividade. As Oficinas ocorrem quinzenalmente (às terças-feiras) com o máximo de 10 pacientes de ambos os gêneros na sala de Terapia Ocupacional (adulto).