História do IMREA

DRPV inaugurado em 1975DRPV inaugurado em 1975

O Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o IMREA HCMUSP, foi inaugurado em 13 de janeiro de 1975. Inicialmente denominado Divisão de Reabilitação Profissional de Vergueiro e, posteriormente, Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - DMR HCFMUSP.

O IMREA teve sua atual estrutura instituída por meio do Decreto nº 53.979, de 28 de janeiro de 2009, quando foi elevado à categoria de Instituto do Hospital das Clínicas.

DMR HCFMUSP, em 1994DMR HCFMUSP, em 1994

Atualmente, o IMREA é constituído por cinco unidades. Além da Vila Mariana, temos as unidades Umarizal inaugurada em 2001, Lapa em 2007, Clínicas em 2008 e Morumbi em 2009.

O IMREA coordena o Comitê Gestor da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que, por sua vez, conta com unidades em cidades do interior de São Paulo e uma Unidade Móvel.

IMREA inaugura as novas instalações da Vila Mariana, em 2011IMREA inaugura as novas instalações da Vila Mariana, em 2011

 Atuando no mercado há décadas, o IMREA é considerado referência nos assuntos pertinentes ao campo da reabilitação e pioneiro na realização de procedimentos médico-assistenciais destinados a promover o tratamento da limitação causada pela incapacidade e desenvolvimento do potencial remanescente, visando à reabilitação integral e à inclusão social.

Integrando a estrutura acadêmica da Faculdade de Medicina da USP por meio do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho, o IMREA participa dos programas de residências médica e multiprofissional, promove cursos para especialização de profissionais da saúde em reabilitação e atua na graduação e pós-graduação, além de atividades relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas clínicas. Os principais produtos do IMREA são o Ensino, a Pesquisa e a Assistência à Saúde.